© 2017 por Accorsi Consultoria

  • White Facebook Icon

Siga a gente:

September 19, 2019

Please reload

Posts Recentes

Estilo de vida e Liderança

February 7, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Proativo, ser ou não ser?

August 8, 2019

“Desconheço fato mais encorajador que a habilidade inquestionável do homem para melhorar sua vida através do esforço consciente”. HENRY DAVID THOREAU

 

 

O ser humano tem “dons exclusivos” que nos elevam acima do mundo animal. Através da autoconsciência, temos a possibilidade de nos perceber, nos avaliar e mudar e/ou melhorar hábitos e comportamentos. Apesar de muito dos nossos estereótipos serem “configurados” culturalmente, nos tornando produtos de uma sociedade, é possível romper e mudar. Para além do estimulo-resposta, nós temos o poder de escolha, que pode ser utilizado para nos potencializar, ou não.

 

A palavra da vez é a PROATIVIDADE, muito falada em livros, palestras e conversas corriqueiras. Mas de fato o que significa ser proativo? Mais do que tomar a iniciativa, a proatividade implica em responsabilidade. Somos resultados das escolhas que fizemos. Pessoas proativas são responsáveis, não colocam a culpa nas circunstâncias, condições, etc. Puxam para si, a responsabilidade de fazer as coisas acontecerem, seus comportamentos são produtos de escolhas conscientes.

 

Tecnicamente, nós seres humanos somos proativos por natureza. Nos cabe, não tornar-se reativos, ou seja, apenas reagir ao que nos é proposto, ao que é externo, as condições da vida. Isso implica vontade, determinação e responsabilidade. Alguns preferem não ser proativos, e está tudo bem. Mas, para quem o deseja ser, basta ir em busca daquilo que já é nosso por natureza, basta desenvolver, trabalhar e reavaliar constantemente ações, hábitos e autoconhecimento.

 

Temos o poder de criar circunstâncias, não apenas de ser passivo ao que nos ocorre. Como diz Stephen Covey: “os músculos da proação podem estar adormecidos, mas eles existem”. A escolha é sua!

 

 

Elaborado com base no livro: “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen R. Covey.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square