top of page

Por que devo investir em desenvolvimento de pessoas na minha empresa?

O desenvolvimento de pessoas está cada vez mais em evidência no cenário do trabalho atualmente, resultado de uma forte tendência de valorização do indivíduo, desenvolvendo-o plenamente para que este se sobressaia e, consequentemente, traga ganhos para a empresa.


Mas por que a empresa deve investir em treinamentos e programas/processos de desenvolvimento de pessoas? Qual o retorno financeiro que terá? O funcionário vai permanecer na empresa? Muitos são os questionamentos que surgem, visto que, os modelos mentais das organizações mudam a tal velocidade, que nem todos os processos conseguem acompanhar tais mudanças. Mas o desenvolvimento de pessoas, também deve ser priorizado e encarado como caminho para se chegar ao tão sonhado “modelo de gestão ideal”.


De acordo, com a pesquisa “O Panorama do Treinamento no Brasil (2017/2018)”, o investimento anual em T&D foi de R$788,00 por colaborador aqui no Brasil, um crescimento de 21% em comparação ao ano anterior. O que, de fato, aponta a relevância que o tema vem ganhando ano a ano dentro das organizações.


Mas, para além de investir no T&D, é necessário mensurar os seus resultados. Esta pesquisa aponta também, um déficit no sentido de avaliação, indicadores que apontem os ganhos e perdas, do que é proposto. Não basta investir, é necessário também o posicionamento estratégico do setor, para a sua eficácia. O estudo apontou os indicadores mais utilizados e com efetividade no T&D, que são: melhoria no clima organizacional (satisfação do trabalhador); melhoria dos processos; projetos de melhorias e inovação; e avaliação de desempenho. Abrangendo assim, dois tipos de indicadores, os comportamentais e de resultados.


O desenvolvimento de pessoas, vem se tornando uma das principais ferramentas para atualizar e engajar equipes, e diminuir a distância entre “o que somos” e o “queremos ser”. Potencializando assim, a vantagem competitiva da organização e dos resultados apresentados pelos próprios colaboradores.

“Desenvolva as pessoas, elas desenvolverão a organização”. Idalberto Chiavenato

Referência:

- Treinamento e Desenvolvimento – Cristiane Froehlich – 2011.

- 12º Ed. O panorama do treinamento no Brasil – Integração Escola de Negócios – 2017/2018.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page