Desafios da aprendizagem em equipe


Visão Compartilhada e

Domínio Pessoal


A aprendizagem em equipe é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar os resultados que seus membros realmente desejam. Ela se baseia na disciplina do desenvolvimento da visão compartilhada e também no domínio pessoal, pois as equipes talentosas são compostas de indivíduos talentosos.

Atualmente, quase todas as decisões importantes são tomadas em equipe, seja diretamente ou pela necessidade de as equipes traduzirem as decisões individuais em ação, elas precisam aprender como utilizar o potencial de muitas mentes a fim de serem mais inteligentes que uma mente só.

A necessidade de ação inovadora e coordenada é essencial, deve-se ter a confiança operacional onde cada um está ciente da operação do outro e é capaz de agir como complemento de ações de seus membros da equipe.

Como um especialista de qualquer área, o desempenho depende tanto da excelência individual quanto da capacidade de trabalho em conjunto. Tentando encontrar formas de tornar a combinação da equipe mais eficaz, não se tratando de uma amizade, mas sim de uma espécie diferente de relacionamento que torna o trabalho mais especial.

Quando uma equipe torna-se mais alinhada, surge uma unicidade de direção e as energias dos indivíduos se harmonizam. Deve-se ter um propósito comum, uma visão compartilhada e a compreensão de como complementar os esforços dos outros. Este alinhamento é a condição necessária para que o empowerment do indivíduo gere o empowerment de toda a equipe.

“A aprendizagem em equipe é vital, pois as equipes, e não os indivíduos, são a unidade de aprendizagem fundamental nas organizações modernas.” –Peter Senge


Texto elaborado com base no capítulo “Aprendizagem em Equipe” do livro A Quinta Disciplina de Peter Senge.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square