top of page

Do propósito ao impacto


Descubra sua paixão e coloque-a para trabalhar*

“Os dois dias mais importantes da sua vida são o dia em que você nasce e o dia em que você descobre para quê.” –Mark Twain.

O propósito é uma chave para o desempenho excepcional. Sendo apontado como a chave para navegar no complexo, volátil e ambíguo mundo de hoje, no qual a estratégia está sempre mudando e poucas decisões são claramente certas ou erradas. A definição de propósito com impacto é a tarefa isolada de desenvolvimento mais importante que você pode empreender como líder.

Os líderes geralmente caem em algo genérico e nebuloso quando lhes pedem para que descrevam seu próprio propósito – “ajudar os outros a destacar-se”, “garantir o sucesso” e “capacitar meu pessoal”. Dificilmente possuem um plano claro de propósito e ação.

Seu propósito de liderança é quem você é e o que o distingue: sua marca, o que você busca alcançar, a mágica que o faz vibrar. Não é como você faz, mas sim como você faz seu trabalho e por quê. É com isso que todas as pessoas o distinguem e reconhecem como unicamente seu. Fundamentalmente, seu propósito de liderança brota de sua identidade, da sua essência.

Ser ninguém além de si mesmo num mundo que está fazendo tudo que pode, noite e dia, para torná-lo igual aos demais, significa lutar a batalha mais difícil que qualquer ser humano pode lutar. E nunca parar de lutar. –E. E. Cummings.

Descobrir nosso propósito de liderança não é nada fácil. Se fosse, todos saberíamos exatamente por que estamos aqui e viveríamos de acordo com esse propósito cada minuto de cada dia. Nossa experiência mostra que, quando você tem um senso claro de quem é, todo o resto vem naturalmente. O segredo disso é, criar um processo que abra espaço para a expressão da individualidade, mas que também ofereça uma orientação prática, passo a passo.

O objetivo é, identificar seus pontos fortes, valores e paixões essenciais ao longo da vida, ter em mente quais são as atividades que lhe dão energia e alegria. Esta é a verdadeira alegria da vida, ser útil a um propósito que você conhece como grande.

“Para se tornar um grande líder é necessário clarificar seu propósito e por ele para trabalhar. Ser corajoso, decidir e fazer, caçar como uma matilha e encarar como algo pessoal.” –Dolf van den Brink


Elaborado com base no texto: “Do propósito ao impacto” de Nick Craig e Scott Snook -Harvard Bussines Review- Agosto de 2014


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page