top of page

4 tensões centrais que o Líder precisa equilibrar!

Todo projeto, ação e decisão do Líder envolvem uma execução estratégica. Para que se tenha sucesso nesta execução, bem como, sucesso no resultado, é necessário que o líder pondere quatro tensões principais, que envolvem:


Resultado final inspirador X Objetivo desafiador

As pessoas que participam do projeto, necessitam entender o quanto o seu resultado final é inspirador, caso ele for atingido. É indicado fazer com que elas tenham a percepção disso, para buscarem as mudanças necessárias, e entenderem que o objetivo é desafiador e mais, indicar também como que elas iram se sentir quando o objetivo for alcançado.

É preciso também ponderar, por exemplo, quando os objetivos são desafiadores e os resultados não inspiram, pois com isso, pode acontecer uma irritação/desmotivação dos colaborados.


Controle hierárquico X democratização da mudança


Nesse sentido, o líder deve fomentar a autonomia e tomada de decisões dos seus colaboradores, pois quando todos se sentem confortáveis para tomar decisões e contribuir de forma ativa nas mudanças necessárias, as pessoas tendem a trabalhar com mais afinco e tornam-se também, mais integradas aos processos.


Desenvolvimento de capacidade X pressão por resultado


Toda mudança organizacional gera desconforto e exige tempo, e a cada novo projeto significativo poderão surgir necessidades de mudanças e desenvolvimento de novas capacidades. Mas, nem sempre se tem tempo viável para isso, em decorrência da necessidade de se alcançar resultados imediatos, para isso, a empresa se obriga a progredir com suas capacidades existentes.


Criatividade X Disciplina


A criatividade é mandatória nos dias de hoje, cada vez mais, a inovação se faz necessária diante de estratégias distintas. No entanto, a disciplina também é primordial na execução dos processos de determinadas organizações. É necessário deixar a criatividade “rolar solta”, mas também acompanhar os resultados com responsabilidade, caso as coisas não saiam como o planejado, para que o caos não se instale.


Elaborado com base no texto: “A boa execução de estratégia exige o equilíbrio de 4 tensões” – Horan S. e Connerty M. - Harvard Business Review – 2018.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page