top of page

O poder das equipes que aprendem!



O campo de aprendizagem em equipe, nunca foi tão dominado nas organizações como atualmente. Com essa crescente necessidade, o aprendizado em equipe vem sendo amplamente discutido e em todos os níveis organizacionais, seja de equipes gerenciais, equipes estratégicas ou operacionais.


Este fato acontece, principalmente, porque hoje grande parte das decisões importantes são tomadas em equipe. Até mesmo desfocando do aprendizado individual, visto que, é em equipe que as novas ideias são colocadas em ação e as habilidades desenvolvidas individualmente se alinham em equipe gerando maior capacidade para criar os resultados que os seus integrantes desejam.


Para isso, se faz necessário ter como base a visão compartilhada e o domínio pessoal, possibilitando que o indivíduo dê tudo de si, e com isso a equipe torna-se mais alinhada e surge também maior unicidade de direção e as energias dos indivíduos se harmonizam. Esse alinhamento é necessário para que o empowerment do indivíduo gere o empowerment de toda a equipe.


Peter Senge traz o exemplo dos músicos de jazz, que usam a expressão being in the goove (estar na trilha certa), que sugere um estado no qual a banda passa a tocar como se fosse uma única pessoa, tão alto é o seu processo de alinhamento.

“O futuro das organizações – e nações – dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente”.

Texto elaborado com base no livro: “A Quinta Disciplina – Peter M. Senge, 2016”.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page