© 2017 por Accorsi Consultoria

  • White Facebook Icon

Siga a gente:

September 19, 2019

Please reload

Posts Recentes

Estilo de vida e Liderança

February 7, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

A arte do Domínio Pessoal!

September 19, 2019

O domínio pessoal não se resume em uma competência e/ou habilidade, para além disso, podemos considera-lo uma forma de encarar a vida, vive-la da perspectiva criativa e não reativa. Para isso, suscita-se duas questões importantes, a primeira é o contínuo esclarecimento daquilo que é importante para nós. Por vezes, focamos tanto na resolução do problema e situações, que esquecemos o que de fato queremos e como e porque chegamos até esse problema.

 

A segunda, é o contínuo aprendizado de visualizar a atual realidade com maior clareza, deixando para trás o hábito de fingir que está tudo bem e andar rumo ao destino desejado, para isso, é necessário saber onde estamos no momento e em que situação estamos.

 

A composição de “o que queremos” e “onde estamos com relação ao que queremos”, gera o que Peter Senge denomina de tensão criativa: que é uma força que tenta unir os dois, causada pela tendência natural de tensão para se buscar uma solução. E a essência do domínio pessoal é aprender a gerar e sustentar esta tensão criativa nas nossas vidas.

 

As pessoas com alto nível de domínio pessoal compartilham de algumas características básicas como, por exemplo, senso de propósito, elas veem a realidade como uma aliada e não como inimiga. Elas aprenderam a perceber e trabalhar com as forças da mudança e não ir contra elas. São extremamente curiosas e sentem-se conectadas as pessoas e a vida em si. Entretanto, não sacrificam a sua singularidade.

 

Acreditar que a vida é um contínuo estado de aprendizagem, faz parte das pessoas com alto domínio pessoal, elas nunca “chegam lá”. É um processo para a vida inteira, que necessita da profunda consciência da própria ignorância e de seus pontos a serem melhorados. E, principalmente, de maturidade e inteligência emocional.

 

As pessoas não resistem à mudanças. Elas resistem a serem mudadas.

Peter Senge

 

 

 

Texto elaborado com base no livro: “A Quinta Disciplina – Peter M. Senge, 2016”.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square