O reconhecimento do potencial da liderança



O processo de reconhecimento da liderança deve começar cedo, pois assim, não se perde tanto tempo para o desenvolvimento. É importante que o líder tenha equilíbrio das competências bem como, o conhecimento de quando e como aplicá-las.

É necessário ter capacidade de demonstrar uma série de competências de liderança que são mais ou menos comuns as empresas, a capacidade de se adaptar, definir prioridades, motivar as pessoas, unir e focar. Saber minimizar as perdas em um contexto econômico ruim ou solucionar um difícil problema de negócio, é muito importante.

Os líderes não são aqueles que fazem tudo, mas sim, aqueles que gerenciam as tarefas para que os outros as façam, aprimorando as capacidades e as habilidades para cada vez fazer mais. Eles tomam decisões diariamente e equilibram as tensões inerentes entre o curto e longo prazo.


Eles não nascem com o fenomenal alcance e a profundidade de pensamento que caracterizam os líderes bem-sucedidos, mas os que apresentam a motivação para se manter sempre em busca de mais informações e ter uma visão de perspectiva mais ampla, tem potencial.

Os verdadeiros líderes são os sinceros a todo momento, sem preocupações com as possíveis consequências, buscam sempre pelas ações de ética e são totalmente motivados e imergidos. Por fim, deve-se diagnosticar qual a ambição deste líder, o orgulho pelas suas realizações, interesse em temas fora de sua área, o entendimento em gerar dinheiro, obtenção de bons resultados, entre outras atribuições.



Texto elaborado com base no livro "O Líder Criador de Líderes" de Ram Charan.


Posts Em Destaque
Posts Recentes