Propósito de vida


A vida sem uma reflexão sobre o fato de existirmos e sem consciência das razões pelas quais fazemos o que fazemos, é uma vida pequena, ou seja, é uma vida sem PROPÓSITO. A palavra propósito, em latim, carrega o significado de “aquilo que eu coloco adiante”. O que estou buscando. Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço.

Atualmente, no âmbito do mundo do trabalho, a pergunta sobre propósito vem ganhando crescente relevância. Boa parte das pessoas deseja encontrar no emprego algo que ultrapasse o mero ganho salarial, e não poderia ser diferente, uma vez que o trabalho pode ser sintetizado como uma ação transformadora consciente. Desta forma, não há sentido trabalhar sem um propósito, sem ter a consciência do que estou fazendo. Com isso, há uma busca por ser reconhecido, por ser valorizado pelo que se FAZ e para se REALIZAR.


A palavra “realizar” em suas leituras no latim e inglês indica, respectivamente, realizar no sentido de “tornar real”, mostrar a mim mesmo o que SOU a partir daquilo que FAÇO. Neste sentido, o reconhecimento é fundamental. Eu preciso me RECONHECER nas atividades que exerço. Porque quando faço algo, eu me “reconheço”. Nós sabemos por que fazemos algo. E não só fazemos porque queremos; muitas vezes, apesar de não querermos e sabermos disso, também sabemos porque estamos fazendo.

Sendo assim, para ser reconhecido é preciso fazer, ter conhecimento para inovar, criar, para que o indivíduo não se sinta alguém que apenas ganha seu sustendo, mas que colabora, realiza e tem uma vida com propósito. Reconhecimento vem de dedicação, esforço, de propósito. Eu sou reconhecido naquilo que eu faço com propósito.


Posts Em Destaque
Posts Recentes